0

Cidades Inteligentes

Você deve estar pensando: Nossa, as coisas estão mudando rapidamente e tudo está ficando como nos filmes de tecnologia avançada!

Tudo está ficando interativo, realmente, como os filmes previram.

O conceito fundamental das cidades inteligentes é a hiperconexão. Tudo estará conectado. Padaria, moradores, hospitais, delegacias […] é a inclusão de todas as coisas na forma tecnológica. Isso pode ter boas consequência para alguns problemas de cunho social; por exemplo, uma família pode pedir ajuda de uma forma mais direta seja a uma ONG, essa ONG procura pessoas que possam ajudar essa família de uma forma mais rápida e direta.

Um pouco de história sobre as cidades inteligentes

Smart Cities é um termo em inglês para determinar o que são as cidades inteligente, categorias […]. Esse termo surgiu há 11 anos atrás por causa do desenvolvimento tecnológico, tendência sustentável e, consequentemente, por causa de problemas ambientais nas grandes cidades.

“Por causa da falta de planejamento urbano histórico a partir de 1889 no Brasil, às smart cities, são, de certo modo, urgentes. ”

Podemos dizer também que, cidades inteligentes, por melhor a qualidade de vida, tornando também vários recursos mais intuitivos como é o caso do lixo sendo sugado por turbinas; educará, de uma forma natural os moradores quanto as melhores formas de combate à poluição nas ruas.

Algumas movimentações em 2017 a respeito das cidades inteligentes:

– Bill Gates compra terreno para construir cidade inteligente.

– Ásia, que já é líder nesse conceito de Smart Cities, investe cada vez mais nesse nicho.

– Huawei cria sistema “nervoso” de cidade inteligente.

Como estão as Smart Cities no Brasil?

No Brasil, existe uma empresa que está criando a primeira Smart City do Brasil. Fica no interior do Ceará, a 55 km² de fortaleza. Denomina-se Smart City Laguna.

São Paulo está em primeiro lugar quando o assunto é investimento para transformar-se em Smart City. Seguindo de Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória.

E no mundo?

Exemplos de cidades inteligentes criadas do zero:

Masdar – Abu Dhabi

Songdo – Coreia do Sul

Principais tópicos abordados

  • Por exemplo, uma família pode pedir ajuda de uma forma mais direta a uma ONG, essa ONG procura pessoas que possam ajudar essa família de uma forma mais rápida e direta.
  • Um pouco de história sobre as cidades inteligentes Smart Cities é um termo em inglês para determinar o que são as cidades inteligente, categorias […] surgiu há 11 anos atrás por causa do desenvolvimento tecnológico, tendência sustentável e, consequentemente, por causa de problemas ambientais nas grandes cidades.
  • ” podemos dizer também que, cidades inteligentes, por melhor a qualidade de vida, tornando também vários recursos mais intuitivos como é o caso do lixo sendo sugado por turbinas na rua”;

Conclusão

O mais incrível de tudo isso é a velocidade com que está sendo implantado no mundo.

O que você poderia fazer para tornar a sua cidade numa cidade inteligente?

A história humana é única e está desenvolvendo-se positivamente com a tecnologia, mesmo com todos os obstáculos de cunho político que possam existir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *